segunda-feira, 18 de maio de 2020

A íncrivel história da Mulher Maravilha: O feminismo por trás de Diana Prince

Olá leitores
Tudo bem com vocês? Hoje vamos conhecer um pouco mais da história da Mulher Maravilha e de seu pepel importantíssimo na imagem de mulher independente que ela representa. Vamos conhece-lá?

A amazona Daina Prince, mas conhecida como Mulher Maravilha (Wonder Woman em inglês), nasceu de uma necessidade de ter um roteiro diferenciado de super-heróis. Além de ser mais um herói a base de raiva e vingança, a Mulher Maravilha despertou o lado bom da humanidade, como a defensora da paz e a união dos deuses com os humanos.

Neste post vamos abordar como a imagem da Mulher Maravilha abriu portas para o feminismo, mostrando em sua característica principal, uma mulher independente e poderosa. Diana Prince não era uma garota indefesa que precisava ser resgatada. Era uma mulher.... a Mulher Maravilha!



Independência feminina no mundo dos quadrinhos


Capa da 1ª edição do quadrinho da
Mulher  Maravilha
A Mulher Maravilha apareceu em 1941 no berço da Era de Ouro dos quadrinhos, mesmo período da ascensão do Super Homem e do Batman. O mais impactante nessa fase é a importância feminina que Diana representou para todas as mulheres do período. 

Podemos afirmar isso pelas atitudes de seu criador, o psicologo William Moulton Marston. Sua principal ideia de conceber uma heroína feminina naquele ambiente masculino, era justamente ir contra a correnteza e trazer uma mulher que iria mudar a visão de mulher nos quadrinhos. Nessa época, as personagens femininas apareciam na imagem de mãe, amiga ou esposa. Para o jornal New York, Marston declarou: “Francamente, a Mulher Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve, creio eu, governar o mundo“




William Moulton Marston: O Feminista


Marston tinha uma visão muito feminista quando criou a Mulher Maravilha. Nos Estados Unidos, o feminismo ganhou força a partir dos 1920 e foi de seu desejo de superar “o ideal de superioridade masculina e o preconceito contra as mulheres” que o fez criar uma mulher forte, independente e amorosa. Seu desejo ao criar a personagem, era poder contribuir ao movimento feminista.


Podemos perceber isso pelo seu local de nascença e sua origem. A Mulher Maravilha veio das Amazonas, um grupo de mulheres livres que moram em uma ilha sem influência de nenhum homem. Existem discordâncias quando a origem da heroína, o mas aceito é que Diana foi feito de barro por sua mãe e ganhado vida através da Deusa do Amor.

Seu criador continuou empoderando e destacando a Mulher Maravilha dos outros heróis. A amazona teve seu protagonismo no centro da guerra mundial, onde lutava frente a frente com os inimigos. Diferente dos heróis masculinos que não se envolviam na guerra. Logo a Mulher Maravilha se tornou um exemplo e admirada pelas mulheres.

As Amazonas


As amazonas fazem parte da mitologia grega e são um grupo de mulheres guerreiras que vivem sozinhas na região da Turquia, perto do mar negro. São mulheres independentes que viviam isoladas sob o comando de uma rainha.

Por viverem sozinhas, as amazonas não podiam se relacionar com homens sexualmente ou conviverem com eles na ilha das amazonas.  Porém, para continuar com a linhagem das amazonas, uma vez por ano elas se encontravam com uma tribo vizinha.

Quando nascia um menino eram enviados para os  seus pais, deixados na natureza ou eram mortos. Já as meninas ficavam com as amazonas e eram treinadas na caça, aprendiam a prática agrícola, além de aprenderam a lutar.

"Amazonas - Aquelas que lutam como homens" 
Homero - Iliada 

 Mulheres amazonas são conhecidas em vários mitos, como o grego e o romano, mas o que ligam todas as teorias é a força, sua coragem e o seu forte posicionamento de auto suficiência feminina.


Feminismo amazona


Apenas por curiosidade, vou explicar aqui em termos gerais, o significado de Feminismo Amazona.
Amazonas, como observamos antes, são conhecidas por sua força e independência. Com essa fama na mitologia, surgiu também na vida real as Amazonas. Um grupo de mulheres fortes que lutavam pelas suas ideologias.

Na sociedade, o feminismo amazona surge para demonstrar uma ideologia feminina que se propõe a equilibrar a igualdade de gênero. Desde a força física ao intelecto, o feminismo amazona é apenas outro nome para os direitos iguais das mulheres. 

O criador da Mulher Maravilha acreditava que as mulheres deveriam ser livres o quanto quisessem e deveriam ir a faculdade. Em sua vida na terra, Diana Prince teve um único amor em sua vida, o Steve. Uma prova do espirito feminista da Diana, era que nem mesmo o grande amor de sua vida podia controlar a grande Amazona:


"Steve: Eu não posso deixar você fazer isso!
Diana: O que eu faço não depende de você."


Podemos ver de onde veio o pensamento de Diana,certo?


  A imagem feminista da Mulher Maravilha


Linda Carter imitando a tradicional pode da
Mulher Maravilha
Além de toda a história sexual que a Mulher Maravilha foi referenciada, existe uma certa divindade que apenas a sua imagem traz. Quando olhamos para a sua imagem característica, pernas abertas, queixo erguido e os braços em sua cintura...observamos uma grandeza que inspira confiança e poder.

É um símbolo de força, empoderamento...copiado por mulheres em todas as fases da vida. A mulher maravilha dos quadrinhos, das séries de tv e nos filmes fez surgir um maior destaque feminino para o mundo.







A Mulher Maravilha é um ícone ao feminismo


Quando Marston criou a Mulher Maravilha ele pediu ao desenhista H.G Peter que criasse uma figura feminina . Seu desejo era “desenhar uma mulher tão poderosa quanto Superman, tão sexy quanto a Miss Fury, com vestes de Sheena, a Rainha da Selva, e tão patriótica quanto o Capitão América”.


Tudo que a Mulher Maravilha fazia era refletir a bondade e a força que existia dentro de si. Mesmo sendo um personagem dos quadrinhos da DC, podemos claramente observar quem era Diana Prince. 

“Não mate se pode ferir, não fira se pode dominar, não domine se pode apaziguar, e não levante sua mão se não a estendeu primeiro.” Mulher-Maravilha.

"É sobre o que você acredita. Eu acredito no amor e apenas o amor pode salvar o mundo." - Mulher Maravilha

"É o nosso dever sagrado defender o mundo e é isso que eu vou fazer." - Mulher Maravilha

"Não faço ideia de onde estarei amanhã, mas aceito o fato de que o amanhã vai chegar. E quando ele chegar, eu vou me erguer para enfrentá-lo." - Mulher Maravilha

Nesse ponto Marston criou sua heroína como alguém nos padrões do feminismo. Mulheres são tão boas quando os homens, mulheres podem lutar na guerra, podem defender a vizinhança, podem conversar frente a frente com políticos. Mulheres são tão poderosas quando os homens.

Mas não pense que isso é apenas nos quadrinhos. Quando Marston criou a personagem, queria mostrar sua visão de mundo... onde mulheres eram poderosas o bastante para serem livres, auto-suficientes e independentes da proteção masculina. Marston mostrou ao mundo sua visão de mulher.

Alguns dos poderes da Mulher Maravilha são a sua força inigualável, sentidos aprimorados, sabedoria divina, telepatia,  capaz de aumentar sua voz em um nível muito alto e é de uma beleza sem igual. Vocês conhecem alguma mulher com essas características? 

Eu conheço ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário